Casa em segurança durante as férias

3 de Julho de 2012

Vá de férias descansado, mesmo se estiver a vender a sua casa – siga estes conselhos simples.

Quando estiver a promover a sua casa, esta estará bastante mais exposta ao Mercado (aquilo que você deseja) e também mais exposta a eventuais gatunos (um infeliz, mas inevitável efeito secundário). Mas, não se preocupe demasiado porque há formas de estar mais seguro, agora que vai refletir sobre os detalhes da segurança da sua casa.

A sua casa em segurança durante as férias

Casa em segurança durante as férias

Casa em segurança durante as férias

A segurança do seu lar, mesmo quando vai de férias depende muito da sua atitude. Essa é a boa notícia! Há erros aparentemente inofensivos que a maioria das pessoas comete nesta era da informação, que depois de ler estes conselhos simples de seguir.

Simule a sua presença com candeeiros ligados a interruptores temporizados
Em qualquer loja de eletricidade você pode encontrar à venda umas tomadas com um relógio que liga e desliga a determinadas horas do dia. Deste modo, se uma luz se acende, ou se a televisão se acende, quem não souber que você está ausente, terá mais dificuldade em se sentir à vontade para arrombar a porta.

Para comprar um temporizador destes, pode consultar esta página, a título de exemplo: Temporizadores na Lojatronica-com

Se puder, deixe a chave da sua caixa de correio a um familiar ou vizinho
Uma caixa atafulhada de correspondência e publicidade é um sinal claro de ausência. Simplesmente é um sinal que você vai preferir não dar a um potencial malfeitor. Peça a alguém confiável que vá à sua caixa de correio e retirar diariamente (ou dia sim, dia não) a sua correspondência e a publicidade que lá estiver.

Vá aos Correios e peça um autocolante que diga “Publicidade não!” e coloque-o na sua caixa com a maior antecedência possível. Assim, você evita o volume crescente de publicidade que as várias empresas colocam. Quando regressar de férias, pode voltar a retirar esse autocolante para poder ter acesso à oferta comercial local.

Não anuncie a sua ausência nas redes sociais
Este é um erro crasso! Mas infelizmente cada vez mais comum. No Facebook, no Twitter ou no Google+, só para citar alguns, as pessoas anunciar livremente que estão de férias. Publicam imagens na praia, nos parques temáticos, no estrangeiro…

Ponha-se na perspetiva do ladrão. Não acharia fantástica toda esta informação?!

Simplesmente mantenha a sua rotina de publicações que não passem a informação da sua ausência. Quando regressar, nessa altura sim – publique que onde esteve, o que fez e as fotos que tirou. Como regra, publique sempre o que aconteceu e nunca o que está a acontecer. Se achar que mesmo assim está a revelar rotinas que tornem a sua família previsível, modere ou abstenha-se de publicar essa informação.

Se estiver confortável para ler em inglês, veja este site interessantíssimo que tem como propósito alertar as pessoas sobre o fenómeno da Demasiada Partilha. Chama-se PleaseRobMe.com (Por favor, roube-me)

Site PleaseRobMe.com

Site PleaseRobMe.com

Não é demasiado negativo retirar a placa de venda
Se pensar em retirar a placa de venda, pode fazê-lo. A retirada da sua placa de venda durante as férias não pára qualquer outra promoção que você tiver na Internet. Por outro lado não sinaliza a sua casa como alvo potencial.

Se a sua placa estiver retirada durante 15 dias e depois voltar a estar colocada, isso é movimento e até pode ser positivo. Não quero dizer que deve andar sempre a tirar e por placa em condições normais. O que quero dizer é que o efeito de perder algum eventual contacto é compensado pelo movimento que causa em torno da sua promoção. Se alguém estiver de olho na sua casa vai ficar espantado da placa desaparecer. E depois vai ficar surpreso por ela reaparecer. Isso é movimento – uma espécie de efeitoa na mente de potenciais compradores que andem a rondar o seu imóvel.

Se atender o telefone nas férias, ensaie primeiro o que vai dizer
O que um potencial ladrão quer ouvir é “não lhe posso mostrar a casa porque estou de férias”. O que lhe deve dizer é algo como “não posso mostrar a casa porque tenho cá uns estrangeiros amigos que estão a ocupar a casa durante estes dias” ou “tenho familiares que vieram da terra e que vão estar na casa durante estes dias”. Tudo menos a informação da sua ausência.

Se estiver em esclusivo com um agente imobiliário, deixe-lhe uma chave
Pense nisto: você confia a sua casa a um empregada de limpeza, confia o seu carro a um lavador de carros ou a um mecânico … confie a sua casa a um profissional selecionado que seja um bom agente imobiliário. Afinal esse é o critério de o escolher em primeiro lugar, certo?

Deixe as chaves com um profissional confiável

Deixe as chaves com um profissional confiável

Se a sua casa estiver com um agente imobiliário, o movimento que pode haver na casa ajuda a afastar os malfeitores. E isso não impede de implementar todas as outras medidas – temporizadores nas luzes, vizinhos com a chave do correio, etc…

Por outro lado, uma casa à disposição de um bom agente imobiliário é um trunfo que a promoção da casa tem num Mercado competitivo como temos agora.

Não se esqueça de instruir o agente de que não deve nunca revelar que os proprietários se encontram de férias, ou ausentes. Mesmo que o agente seja muito profissional, nunca é demais relembrar boas práticas.

e por fim,

Informe a PSP da sua ausência de das medidas que vai tomar
A PSP tem uma postura cada vez mais preventiva e mais próxima do cidadão. Nota-se que é uma força pública ca vez mais empenhada no bem estar das pessoas. Aconselho a que leia esta página com conselhos adicionais sobre este assunto: http://www.psp.pt/Pages/apspaconselha/habitacao.aspx?menu=4

 

A PSP pode ajudar

A PSP pode ajudar

Filed in: Dicas

Sobre o Autor ()

Actualmente trabalha como agente imobiliário, em Portugal. Formado em Engenharia Técnica de Eletrónica e Telecomunicações. Estudou Marketing na Universidade Politécnica de Madrid (CEPADE). Webmaster do site www.milfontes.net.

Comentários (1)

URL Trackback | Feed RSS de Comentários

  1. Excelentes informações amigo Eliseu 🙂 Hoje essa moda de expor nas redes sociais praticamente tudo o que fazem ou deixam de fazer está sendo realmente um “prato cheio” pra ladrões. Não conhecia teu site e para mim foi uma ótima descoberta. Muito obrigado por tuas informções, vou favoritar aqui teu blog. Abraços e desejo muito sucesso para você 😀

De Volta ao Topo