Mediação imobiliária, sim ou não?

11 11Europe/Lisbon Junho 11Europe/Lisbon 2012

Para um proprietário que pretende vender a sua casa, a questão de recorrer ou não a mediação imobiliária pode ser um verdadeiro dilema. Por um lado, existe a comissão de mediação, por outro existe uma maior probabilidade de venda.

Se quer tomar uma decisão consciente sobre este assunto, leia este artigo e depois reflita sobre o que leu – você saberá decidir o que é melhor para si.

Mediação Imobiliária, lda ou Vende ou Próprio, Lda ?

Na verdade a resposta a este dilema aparentemente muito complexo é mesmo muito simples. E foi principalmente esta simplicidade que me motivou a escrever este artigo. Tudo o que você tem a fazer, para resolver um problema, é começar por equacioná-lo da forma mais correta possível.

Dilema do proprietário sobre se deve, ou não, recorrer a mediação imobiliária

Primeiro, o que deve decidir é o que é que a venda da sua casa representa para si e para a sua família. Por outras palavras, o que é que o beneficia vender a casa, e o que é que acontece de menos bom se não a vender. Este passo é uma avaliação de importância.

Depois, você tem que avaliar se na sua zona as casas são mais vendidas pelos próprios, ou se são mais vendidas através da tal mediação imobiliária, lda, de que falámos acima. Isto requer uma observação atenta do que é que se passa à sua volta.

Se a mediação for prevalecente na sua área, haverá uma predominância de alguma agência ou de algum agente forte nessa zona?

Formule então a seguinte pergunta: serei eu capaz de, em tempo útil, fazer tudo o que é preciso para promover e vender, de uma forma competente a minha casa? Esta é uma reflexão que o obriga a si a pensar se a sua vida profissional e pessoal lhe dá tempo para mostrar a casa, se tem disponibilidade para colocar anúncios, se sabe fazer um estudo de mercado competentemente e se (o mais importante de tudo) consegue raciocinar como um vendedor em vez de raciocinar como um proprietário.

Se está confiante perante as questões anteriores e se acha que consegue dominar a situação, então dê uma oportunidade a si mesmo e lance-se na promoção da sua casa sem ajuda de mediação. Dê a si mesmo um prazo a partir do qual você aceita mudar de estratégia. Este prazo é muito importante!

Muito importante: Quando estabelecer o preço, mesmo que promova o imóvel sem mediação, inclua desde logo a comissão da imobiliária de 5% + IVA, ou de 5000€ + IVA se o imóvel tiver o preço abaixo de 100.000€. Assim, se tiver que mudar de estratégia e entregar a promoção a uma imobiliária, não terá qualquer problema. A minha sugestão é que não mencione esta inclusão a potenciais compradores ou mesmo a agentes imobiliários.

Aprenda uma coisa: franqueza não é o mesmo que honestidade! Você não precisa de dizer tudo o que lhe vá na cabeça (franqueza) para não estar a mentir ou a ser falso (honestidade). Neste caso, a forma como decide o preço é um assunto seu e seu deve manter-se!

Se estiver a promover o seu imóvel sozinho, sem mediação, várias coisas vão acontecer. Estas coisas, você deve conhecê-las para poder lidar com elas da forma mais confortável possível. Estas coisas são:

– há uma probabilidade grande, mesmo muito grande, de você não conseguir ser objetivo nas escolhas técnicas que estiver a fazer, nomeadamente no preço selecionado, na forma como conduz as visitas, na forma como negoceia, etc.;

– durante todo o processo de venda “a solo”, você vai receber em torno de 9 telefonemas de agentes por cada telefonema de um potencial comprador (este rácio depende de zona para zona, e depende de muitos outros fatores);

– se o comprador perceber que não há mediação, ele irá querer negociar mais o preço, o que lhe retira a vantagem financeira que pensou ter inicialmente ao estar a evitar a mediação;

– se tiver experiência de vendas noutra área, você vai ficar surpreendido, e por vezes desapontado, ao perceber que a venda imobiliária pode ter um comportamento diferente e por vezes totalmente contra-intuitivo;

– por outro lado, há pessoas que não gostam de mediação e preferem negociar diretamente com o próprio, pelo que é possível que estas pessoas se aproximem mais facilmente de si e do seu imóvel. O que deve sempre pensar é o porquê destas pessoas não gostarem da presença de profissionais no processo…

– há uma probabilidade maior de se sentir confuso e sem saber o que fazer, se estiver a promover o imóvel sem mediação.

Em suma, a “mediação imobiliária, lda” existe e subsiste porque há muitos proprietários que recorrem a este serviço. Com certeza que esses proprietários não estarão todos errados. Mas, o seu caso concreto pode justificar a promoção da sua casa por si mesmo, sem mediação. Também continuam a haver muitos proprietários que vendem as suas casas sem recurso a mediação.

A solução para este dilema reside em si, nos seus conhecimentos, na sua disponibilidade e na segurança que tem, ou não, para empreender esta venda.

Uma coisa é certa: se optar pela mediação, escolha o profissional certo que acrescente realmente valor à promoção e venda da sua casa!

Filed in: Dicas

Sobre o Autor ()

Autor do livro "Sucesso na Venda da Sua Própria Casa". Mediador imobiliário, na sua agência Canal das Casas. Formado em Engenharia Técnica de Eletrónica e Telecomunicações. Estudou Marketing na Universidade Politécnica de Madrid (CEPADE).

Comentários (2)

URL Trackback | Feed RSS de Comentários

  1. Caro Eliseu Mateus,
    Agradeço o seu artigo e gostaria de saber mais.
    Por exemplo sem pertencer a nenhuma agencia imobiliária posso vender a minha casa a alguém ou a algum conhecido, mesmo não sendo nenhum agente imobiliário?
    Como o posso fazer? Que passos devo estar atento, passarei recibo em nome individual pagando iva às finanças do valor, e como tal devo imputar IVA no valor da compra? Poderei ter alguns constrangimentos?

    Que tipo de documentos preciso de entregar ou fazer para mudar o nome do proprietário?

    Haverá algum custo previsto que deva calcular, esta situação é legal?

    Obrigado Eliseu.

    • Caro Sr. Manuel Guedes,

      Em Portugal não conheço nenhum impedimento de um proprietário poder promover a venda de imóveis seus sem recurso a agências imobiliárias.

      No entanto, baseando-me no conteúdos das suas perguntas, pressinto que vá haver demasiadas dúvidas a serem esclarecidas durante todo o processo de venda da casa. É um pouco como, se estivesse doente, optasse por não recorrer a um médico, ou então, se estivesse com um problema jurídico optasse por não recorrer a um advogado. A sua casa será, provavelmente, o seu bem material mais valioso. Por esse motivo, qualquer erro da sua parte poderá custar-lhe uma pequena fortuna. Esta é a razão pela qual, a maioria dos proprietários recorre à ajuda de agentes imobiliários, apesar de haver, naturalmente, custos envolvidos.

      Recomendo que leia com alguma atenção os artigos que tenho publicados neste site de modo a familiarizar-se mais com os meandros da venda de uma casa.

      Recomendo ainda que reconsidere a possibilidade de recorrer a uma agência imobiliária. Se o fizer, dependendo da zona geográfica onde se encontra, talvez eu o possa ajudar indicando-lhe o melhor agente para o assistir. Se estiver próximo de mim, talvez eu mesmo o possa ajudar.

De Volta ao Topo