Estética, luz e espaço

2 de Junho de 2012

Como ter a casa mais atraente para os compradores?

O que é que um comprador de uma casa procura? Se soubermos o que uma família valoriza quando visita uma casa com a intenção de a poder comprar, podemos melhorar alguns aspetos importantes na casa que queremos vender. Simples!

Independentemente de qualquer outra consideração que os compradores possam ter quanto às características de um imóvel, nomeadamente localização, idade do prédio, equipamento, etc…, há três principais fatores que influenciam a atratividade do imóvel quando acontece a visita:
– Estética;
– Luz;
– Espaço.

Estes 3 fatores podem ser melhorados de modo a valorizar mais o nosso imóvel.

Exemplo de sala pouca luz
Exemplo de uma sala com pouca luz

 

Exemplo de sala com bastante luzExemplo da mesma sala com bastante luz

Estética
Este é o fator mais subjetivo porque o que é belo para si pode ser feio para outras pessoas. A minha recomendação é que leia algumas revistas sobre casas e sobre decoração e que dê uma vista de olhos aos andares modelo de prédios que estejam à venda. Esses andares modelo são decorados por profissionais e o resultado estético é normalmente muito bom.

Faça as modificações que sentir que são necessárias para conseguir uma casa mais bonita. Talvez tenha que se livrar de alguns objetos e eventualmente comprar uma coisa ou outra. Ponha o seu sentido estético em uso. Tente não ser demasiado original e aposte nas cores e formas que você sinta que pode ser mais atrativa para o seu “público”. Se puder, contrate os serviços de um decorador para obter o melhor resultado possível.

Luz
A maioria das pessoas que visita casas gosta de casas luminosas, embora sem exagero. Logo, no mínimo abra os estores quando mostra a sua casa. Se possível, mostre a casa na altura do dia com a maior exposição solar.

Aposte numa iluminação interior excelente! A minha recomendação é que visite uma loja IKEA e observe bem o tipo de iluminação que eles têm lá. É soberba! Eles são especialistas e as vendas deles dependem também da iluminação que têm nos espaços de exposição. Se serve para eles, também servirá para si.

Um exemplo de iluminação que deve acender imediatamente antes da visita é os candeeiros de mesa de cabeceira – a estética que estas luzes criam não é comparável a candeeiros apagados. Entende a ideia?

Pode ver, no exemplo acima, como uma sala iluminada se torna muito mais atrativa.

Espaço
Livre-se de objetos que ocupem demasiado espaço! Enrole os tapetes e ponha-os debaixo da cama. Mostre soalho! Mostre espaço!

Ponha-se no lugar dos compradores: você entra na sua possível futura casa e está tudo muito cheio, não vê o soalho sequer e tem que desviar constantemente para não deitar alguma coisa abaixo. Acharia agradável? Claro que não!

Na cozinha e na casas de banho, invista o tempo que for necessário para fazer desaparecer de cima das bancadas os objetos que usa todos os dias mas que estão a mais durante uma visita de um potencial comprador.

Enfim, use esta ideia de que o comprador deve visitar o imóvel mais belo, mais luminoso e mais espaçoso que for possível. Maximize estética, luz e espaço. Torne o seu imóvel mais vendável!

(Agradecimentos: As fotos da sala acima são cortesia da empresa Insideplan.pt, especialista em arquitetura, remodelações e decoração.)

Filed in: Tutoriais

Sobre o Autor ()

Actualmente trabalha como agente imobiliário, em Portugal. Formado em Engenharia Técnica de Eletrónica e Telecomunicações. Estudou Marketing na Universidade Politécnica de Madrid (CEPADE). Webmaster do site www.milfontes.net.

Comentários (1)

URL Trackback | Feed RSS de Comentários

  1. Tópicos muito interessantes nesta actividade imobiliária, particularmente nas vendas. De facto a Estética, aliado à luz e espaço, numa casa… é extremamente importante quando queremos analisar e escolher de uma casa.

    Afinal é onde queremos viver não é?

    Aproveitando a “deixa” é caso para dizer:

    Luz, Estética, Espaço, VIVER!!!

    Muito bom artigo Eliseu.

    Abraço.
    Abel

De Volta ao Topo