Os imóveis também se vendem no Verão

11 de Agosto de 2012

Há um mito generalizado no Mercado de que no Verão tudo pára e que as casas são mais difíceis de vender porque as pessoas estão  de férias, especialmente em Agosto. É sobre este mito que vos desejo abordar.

É verdade que há muitas pessoas que estão de férias em Julho e Agosto. E é verdade que é mais difícil fazer algumas visitas quando as pessoas estão fora. Mas há um fenómeno que consegue contra-balançar o efeito letárgico das férias: o bom humor!

Os imóveis também se vendem no Verão

Os imóveis também se vendem no Verão

No Verão as pessoas sentem-se melhor. Há menos trânsito da estrada e menos stress generalizado. Os miúdos estão em casa, o que na maior parte das vezes significa que não é necessário ir levá-los de manhã a lado nenhum nem ir buscá-los no final da tarde a esse mesmo lado nenhum.

As pessoas estão mais livres e sentem-se melhor. Há mais disponibilidade emocional para tomar decisões! Este é o ponto a que eu quero chegar.

Os imóveis também se vendem no Verão.

Pela minha experiência, as melhores decisões de compra são tomadas quando há menos stress. O stress tende a enfraquecer o poder de decisão. “Comprar é um perigo porque se pode falhar”, pensamos nós na nossa condição mental mais primitiva. Quando estamos em stress, é mais fácil fugirmos da decisão de compra. No Verão as pessoas sentem-se melhor e a situação inverte-se. Logo, por causa deste fenómeno extremamente positivo, muitos negócios são feitos em pleno Agosto.

Pode ser que estatisticamente não seja assim. Mas isso explica-se pelo facto de que as pessoas tendem a crer que o mito é verdadeiro e não fazem qualquer esforço de promoção. Pior do que isso, tendem a ausentar-se sem deixar nenhum meio para mostrar as suas casas na sua ausência. Para quem está a vender sem mediação e sem qualquer apoio familiar, talvez a ausência seja justificada porque todos precisamos de fazer algumas férias. Mas quem está a vender com mediação comete um erro crasso ao não deixar o profissional trabalhar na sua ausência.

Por isso, o meu conselho é este: não menospreze o Verão quanto à venda da sua casa! Pode haver menos pessoas, mas há mais capacidade de decisão porque o tom emocional está mais elevado nesta época.

Filed in: Dicas

Sobre o Autor ()

Actualmente trabalha como agente imobiliário, em Portugal. Formado em Engenharia Técnica de Eletrónica e Telecomunicações. Estudou Marketing na Universidade Politécnica de Madrid (CEPADE). Webmaster do site www.milfontes.net.

Não se aceitam mais comentários

De Volta ao Topo